quarta-feira, 3 de julho de 2013

Dar ou não Tchau ?

Boa noite bonitos e bonitas !
Como já havia falado na apresentação, este blog deveria ter caráter experimental e prazo para acabar.
Mas como despedidas nunca foram o meu forte, e também por entender que eu não coloquei nesta plataforma nem um terço do que é este viciante mundo dos eventos, venho por meio deste dizer que fico.
Até quando ainda não sei, prometo tentar uma periodicidade de postagens e trazer daqui pra frente conteúdos diferentes e que desvendem mais mistérios deste mundo louco !!!
Finalizando deixo aqui meu até logo aos colegas da disciplina de Comunicação Dirigida Eletrônica, e um muito obrigada a professora Andréia Athaydes que nos lançou este desafio.
Beijo pra quem fica, e até mais pra quem segue =D

Dia do Profissional de Eventos

Para quem é da área ou conhece alguém , vai essa informação importante.
Vocês sabiam que existe o dia do profissional de eventos?
Existe sim, 30 de abril é a ilustre data em que se comemora o dia do profissional de eventos.
Marquem em suas agendas, pois neste dia estas pessoas que se dobram e desdobram para deixar tudo lindo merecem um mega parabéns !

Vídeo Aula - Organização de Eventos


Olá bonitos e bonitas ! Revirando o youtube me deparei com este, e outros vídeos falando sobre planejamento e organização de eventos. O vídeo é do canal Portal Educação e traz uma breve vídeo aula sobre planejamento de eventos. Vale a pena assistir, é curtinho e explica de forma bem didática as etapas do planejamento comuns a todos os eventos.
Quem puder também da uma olhada nos outros vídeos do canal, la constam outras vídeo aulas sobre a organização e planejamento de eventos.
Aproveitando o ensejo, para quem quer se especializar na área mas não tem tempo para buscar um curso presencial, uma boa pedida são os cursos online, os preços em geral são menores e pesquisando bem encontramos até alguns módulos inteiros de vídeo aula gratuitos. Pois é , esta modalidade de ensino esta super em alta, mas vale observar se a empresa que presta este serviço é séria e confiável.
Até a próxima.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Etiqueta no Hino Nacional

Interrompendo um pouco a série dos tipos de evento, venho compartilhar com vocês uma cena que me deixou em dúvida. Estava em um evento e durante a execução do hino nacional notei que uma das autoridades da composição usava óculos escuros.
                Fiquei observando a cena e me perguntando se aquilo de algum modo não era falta de educação durante a execução do hino. Terminada a cerimônia realizei uma breve pesquisa e compartilho dom vocês o resultado.
                Não só é falta de educação usar óculos escuros durante a execução do hino, como é demonstração de desrespeito fazer parte de uma composição utilizando-o. Assim como os óculos devem-se evitar bonés, chapéus e mascar chicletes.
Entre outras regrinhas de etiqueta durante o hino esta o que muito ouvimos na escola.
- Não cruzar os braços
- Não conversar, dar risadas, mexer no celular
- Cantar o hino corretamente
- O hino é sempre cantado de pé


                Essas são algumas regrinhas básicas para não cometer gafes nesta hora, logo vamos descobrir outras.

Mesa Redonda, Congressos e Jornadas

Mesa redonda 
É uma reunião realizada com pessoas que possuam conhecimento técnico específico para debater e apresentar seus pontos de vista sobre um tema por vezes polêmico e de interesse comum. As exposições são conduzidas por um coordenador/mediador que determina o tempo de fala de cada participante. Ao final, ou mesmo durante, a plateia pode encaminhar perguntas orais quanto ou por escrito.

Congresso
De modo geral, diz respeito a atividade promovida por entidades associativas. São reuniões com o objetivo de estudar temas de interesse comum dos associados. Pode ser de âmbito regional, estadual, nacional ou internacional. Os mais comuns são científicos ou técnicos e religiosos. Podem ter, em sua estrutura, a realização de diversas atividades paralelas, tais como: painéis, cursos, conferências, ciclos de palestras, mesas redondas, oficinas etc. Ex.: congresso brasileiro de orientadores educacionais.
Jornadas

São reuniões de determinados grupos de profissionais, realizadas periodicamente, com o objetivo de discutir um ou mais assuntos que não são, usualmente, discutidos em congressos. São mini-congressos que se constituem em reuniões de grupos de uma determinada região.

Fonte: Caderno Universitário: Gestão de Eventos - Professor Gustavo Hasse Becker - Ulbra/Canoas

Mais tipos de Eventos

Seguindo a linha da tipologia dos eventos, apresentamos mais 3 formatos, estes são realizados principalmente por organizações acadêmicas e do setor público.


Palestra
É uma das formas mais tradicionais de apresentação oral. O palestrante pode ser um especialista ou apenas um entendedor no assunto.Após fazer suas explanações de acordo com o assunto em questão abre-se um espaço para perguntas e debates com as pessoas que assistem.

Fórum 
Se caracteriza por ser um debate livre, com vários convidados que apresentam seus pontos de vista e percepções à plateia, sobre um grande tema pré-estabelecido. Esta modalidade de evento prevê a participação de um público numeroso. Dependendo do tipo de fórum, é comum a presença de autoridades dos três setores (público, privado e não-governamental), fato que gera a necessidade de um cerimonial bastante ativo. Ex.: III Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia

Painel

É um Encontro coordenado por um mediador, no qual são apresentadas as visões do(s) painelista(s) sobre um tema específico. É comum ser realizado com no mínimo 2 painelistas, o mediador neste caso tem a função de controlar o tempo, argumentar sobre os assuntos apresentados e realizar uma conclusão ao final das explanações.

Fonte: Caderno Universitário: Gestão de Eventos - Professor Gustavo Hasse Becker - Ulbra/Canoas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Tipos de Evento

Como já foi mencionado mais de uma vez aqui no blog não devem ser considerados eventos somente mega produções que reúnam milhares de pessoas. Uma simples reunião envolvendo 3 pessoas já é um evento de grande importância.

De uma forma genérica, os eventos podem ser caracterizados como acadêmicos, artísticos, científicos, cívicos, culturais, desportivos, folclóricos, políticos, religiosos, sociais, técnicos entre outros.
Porém nos referindo aos eventos das organizações eles apresentam duas características básicas que os diferem. Conforme traz Cesca( 1997) os eventos podem ser institucionais (voltados à solidificação da imagem das organizações) ou promocionais (de caráter comercial ou de fortalecimento de uma causa).
Hoje trazemos a conceituação de 3 eventos muito utilizados pelas organizações.

Assembleias 
É uma reunião em que representantes de grupos debatem assuntos de importância para seus representados, a pauta é previamente divulgada e tem como papel dar um roteiro a reunião.Ao final as conclusões obtidas são submetidas a votação e registradas em atas como forma de documentar o que foi discutido e acertado. Ex.: assembleia do sindicato dos metalúrgicos para discutir a jornada de trabalho.


Conferência- É um evento de interesse de grupos específicos, no qual o orador, geralmente uma autoridade no assunto, fala por tempo limitado sobre o assunto em questão e, ao final coloca-se à disposição para responder a perguntas de quem assiste. A conferência pode contar com a participação de um mediador escolhido previamente e que tenha também algum conhecimento no assunto. Ex: Conferência sobre Segurança Pública ,com a presença do Secretário de Estado de Segurança do Rio Grande do Sul

Videoconferência

Este formato apresenta quase as mesmas características de uma conferência, a única diferença é que está é realizada a distância, utilizando-se de tecnologia especifica para isso. Esta alternativa de evento traz diversos benefícios, entre eles esta a economia de recursos (financeiros, deslocamentos, tempo etc.) e a oportunidade do contato com autoridades de qualquer lugar do planeta já que não necessita da presença física. O termo videoconferência também é aplicado na realização de reuniões corporativas (tele-reuniões), entre executivos de organizações com sede em locais diversos e distantes uns dos outros. Este é um formato que tende a crescer cada vez mais, uma vez que o tempo está cada vez mais escasso e as distâncias maiores. Ex: Videoconferência com os sócios e a diretoria de uma empresa.

Fonte: Caderno Universitário: Gestão de Eventos - Professor Gustavo Hasse Becker - Ulbra/Canoas

domingo, 23 de junho de 2013

O Caráter Estratégico dos Eventos nas Organizações

Os eventos no contexto organizacional são hoje uma ferramenta estratégica que pode ser utilizada para alcançar diversos objetivos do planejamento. Um evento pode servir tanto para prospecção de clientes ou parceiros, gerar mídia espontânea positiva, estreitar relacionamentos com determinados públicos entre outras coisas.
Sendo assim os eventos não devem nunca ser vistos e executados de maneira isolada, todo evento deve estar ligado a um objetivo estratégico da organização, pois será este objetivo que determinará aspectos como o formato, conteúdo e até mesmo o roteiro do evento.
            Em tempos de escassez de recursos, tanto financeiros quanto materiais qualquer ação dentro da organização deve ter um objetivo pré-definido e atrelado ao planejamento estratégico traçado. Assim sendo os eventos jamais terão função somente celebrativa.
            O grande desafio do profissional de eventos é então apresentar seus projetos ressaltando o caráter estratégico que esses tem, apontando os custos e principalmente os benefícios que estão atrelados a esta ação.
            Para os futuros profissionais da área uma ótima noticia, o mercado está em alta e tende a crescer mais ainda. É grande a carência por pessoas com conhecimento e experiência, PARA NOSSAAAA ALEGRIAAAAA os gestores finalmente estão percebendo a importância de um profissional qualificado para assumir esta área na empresa.

            Para finalizar, vale lembrar que não somente mega produções podem ser consideradas evento, como já dito anteriormente até uma reunião para 5 pessoas necessita de planejamento, falando nisso a próxima postagem se refere a classificação dos tipos de evento. Fiquem ligados !!!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

III Falp - eu vi, eu vivi , eu Aprendi !


Tive a oportunidade de vivenciar na ultima semana uma das experiências mais ricas de minha, curta, vida profissional. Com grande honra compartilho com todos minha experiência no Terceiro Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia ( III Falp).
O fórum ocorreu entre os dias 10 e 15 de Junho em Canoas com o tema: “Direitos e Democracia para Metrópoles Solidárias e Sustentáveis”, foram 6 dias de muita correria, trabalho, dedicação e principalmente aprendizado. O fórum destina-se a prefeitos e gestores de periferias  e reuniu mais de 1000 pessoas,representantes de 200 cidades e 50 países. A programação contou com temas ligados as principais discussões das cidades de periferia como: segurança, educação, comunicação, saúde entre outras. Entre os conferencistas estavam grandes nomes da gestão pública do mundo todo como:
- Lucas Ghi – Prefeito de Morón (Argentina)
- Alain Lipietz – Membro do Parlamento europeu ( França)
- Luiz Bernardo – Prefeito de São Bernardo do Campo
-Rachid Sassy – Vice-Prefeito de Rabat ( Marrocos)
-Gilberto Carvalho – Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República ( Brasil)
- Luis Inácio Lula da Silva – ex-presidente da República que realizou a conferência de encerramento do evento.
Resumindo, sob o meu ponto de vista pessoal este foi um evento muito rico em conteúdo. Não posso aqui citar nomes de pessoas, secretarias , coordenadorias e órgãos  envolvidos nesta mega produção pois certamente cometeria uma grande injustiça me esquecendo de alguém. Quero então parabenizar a Prefeitura por este evento magnífico que abrilhantou e colocou a cidade de Canoas em evidência durante estes dias.
Durante todo este período eu trabalhei realmente MUITO ! , mas tenho a plena consciência de que não fui nem um pedaço da unha desta “mãozinha”. O III Falp foi um mega evento, feito por mega profissionais que cuidaram e pensaram de cada detalhe.
Esta postagem não tem realmente conteúdo técnico, mas sim o objetivo de relatar e parabenizar estes profissionais que fizeram o possível, o impossível e até o imaginável para planejar e executar tudo isto.

Sendo assim, a todos que trabalharam no fórum de forma direta e indireta PARABÉNS , SÓ QUEM VIVEU SABE O QUANTO TODOS FORAM DE EXTREMA IMPORTÂNCIA ! E muito obrigada por me darem a oportunidade de aprender tanto durante estes dias !

Imegem Retirada da Fanpage do III Falp  https://www.facebook.com/IIIFalp?fref=ts

domingo, 16 de junho de 2013

Protocolarmente falando, o que é um Protocolo ?

Para quem trabalha com eventos mais formais é de grande importância a montagem de um bom protocolo que guiará o mestre de cerimônias e o evento todo. Esta tarefa se apresenta como um bicho papão de muitos profissionais de eventos. Qual modelo utilizar ? Que roteiro seguir ? Quem e o que vem primeiro, antes , durante e depois ?
Mas como diria meu amigo Jack, vamos por partes.
 Afinal o que é um protocolo?
Protocolo : É a ordem hierárquica  que determina as regras de conduta aos governos e seus representantes em ocasiões oficiais e, ou particulares.O protocolo será o documento que normatiza a condução do ato oficial, é criado com base em regras já estabelecidas por normas e decretos. O protocolo será o roteiro pelo qual o mestre de cerimônias se guiará para conduzir o evento, seguindo uma ordem já estabelecida.
Este documento deve ser claro e de fácil compreensão para evitar erros durante o evento.
Cada organização tem seu modelo de protocolo, na prefeitura optamos por um modelo padrão que é personalizado de acordo com o evento.

SENHORAS E SENHORES BOA TARDE,

A PREFEITURA DE xxxxxx POR MEIO DA XXXXX( nome do órgão promotor, secretaria, coordenadoria ou empresa) REALIZA NESTE MOMENTO XXXX (NOME DO EVENTO)
CONVIDAMOS PARA A COMPOSIÇÃO:
XXX (nome das autoridades, começando sempre pela mais importante para a menos importante)

CONVIDAMOS A TODOS PARA O CANTO DO HINO NACIONAL BRASILEIRO.

UM BREVE TEXTO SOBRE O EVENTO, SE FOR O LANÇAMENTO DE UM PROJETO EXPLICAR O QUE É, QUEM ATINGE , OBJETIVOS, ENFIM INFORMAÇÕES QUE SITUEM AS PESSOAS SOBRE O QUE OCORRERÁ DURANTE O EVENTO

NESTE MOMENTO FARÁ USO DA PALAVRA O XXXX ( AS falas seguem a mesma ordem da composição só que ao contrário. Agora é a vez de chamar  do menos importante para o mais importante, em alguns casos esta regra é um pouco alterada e a fala se inicia com o anfitrião , ou representante do órgão promotor. Por exemplo o evento é a entrega de materiais escolares a alunos de escolas do município , órgão promotor então é a Prefeitura através da secretaria de educação, na composição temos prefeito, secretário de educação, presidente da câmara de vereadores  e um representante dos professores. Pela regra a palavra inicial seria do representante dos professores , um vez que este é a autoridade menos importante, mas como a secretária de educação é quem esta promovendo o evento , o secretário inicia as falas como anfitrião.)

ENCERRAMENTO DO ATO !


Nosso modelo de protocolo é todo feito com letras em caixa alta, negrito, arial fonte 14 e espaçamento de 1,5.  Esta formatação tem como objetivo facilitar a leitura do mestre de cerimônias, para isso evitamos também palavras de difícil pronuncia e textos longos.
Sabe aquela regrinha de menos é mais ? Pois é ela se aplica muito bem no protocolo também, quanto mais simples e objetivo melhor. 

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Santa Maria, a pauta dos Eventos

Como prometido na postagem anterior, venho relatar um fato que me deixou no minimo triste  e que aconteceu durante o Intercom 2013.
Este tema nos faz refletir sobre a importância na escolha dos temas que serão abordados em nosso evento e como devemos abordá-los.
Pois bem, o Intercom tem em seu público -alvo estudantes universitários, e recebe durante o evento delegações de diversas universidades. Entre os visitantes deste ano estava Santa Maria.
Como ja era de se esperar a principal pauta durante TODO o evento foi - ora que surpresa! - a tragédia de Santa Maria.
Não posso negar que este foi um tema tratado com grande seriedade e imparcialidade na maioria de suas abordagens, mas durante o ultimo painel , que trouxe a presença de duas jornalistas da RBSTV a abordagem, pelo menos na minha humilde opinião, extrapolou a barreira da seriedade e beirou o sensacionalismo.
Ambos os convidados trouxeram consigo vídeos da tragédia, durante sua exibição a comoção e o choro tomaram conta até de quem nem se quer estava ou conhecia alguém de la.
Sinceramente fiquei paralisada!! Nunca me senti no direito de tecer nenhum tipo de comentário sobre o ocorrido justamente pois não fazia a minima ideia da proporção de tal fato. Como comentar, opinar ou palpitar sobre uma dor que eu jamais vivi ?
Enfim deixado a confissão emocional de lado, sai de lá e estou até agora me perguntando: Qual o real sentido de fazer tantas pessoas reviverem e relembrarem todo aquele horror ? Será que a busca pelo conhecimento necessita de videos apelativos mostrando velórios coletivos o desespero dos familiares ?
Até que ponto este tema pode e deve ser tratado?
Me ajudem a entender respondendo a enquete aqui no blog, é só marcar uma das opções e se quiserem comentar sintam-se a vontade =)

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Intercom Sul - Eu fui!




Hoje compartilho com todos uma experiência incrível que tive ao participar o Intercom Sul 2013, e aproveitando o ensejo utilizarei este evento para fazer e compartilhar algumas percepções e análises com todos.
O Intercom Sul é um congresso de comunicação organizado pela - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) , este evento ocorre todos os anos nas cinco regiões do Brasil ( sul, norte, centro-oeste, sudoeste e nordeste), e tem sua edição nacional cada ano em um estado diferente.
Entre a programação estão palestras, mini cursos , oficinas, mesas redondas , exposição de trabalhos acadêmicos, entre outras coisas.
Este ano o Intercom Sul foi realizado na Universidade de Santa Cruz do Sul, e reuniu cerca de 2.000 pessoas. O tema abordado foi "Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções e subjetividades."
Tirando como base minha experiência pessoal só tenho a fazer elogios a equipe organizadora e a hospitalidade da Unisc, que recebeu a todos os congressistas de braços abertos e casa arrumada.
Os temas foram atuais e relevantes, as oficinas traziam uma gama de assuntos variados e que agradava a todas as habilitações da comunicação, a linguagem era clara e coesa possibilitando o entendimento de calouros, formandos e graduados. 
O evento reuniu estudantes de toda a região sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Delegações de universidades de todo o sul representando, aquilo que foi um dos temas do congresso, o futuro da comunicação.



O encerramento do evento foi marcado pela premiação dos trabalhos expostos, premiação esta que arrepiou até quem não estava na expectativa de ser premiado. Muita animação e alto astral contagiou e nos fez vibrar junto e aplaudir de pé cada trabalho premiado, sem contar que este momento foi um dos maiores motivadores para aqueles, que como eu, não inscreveram nenhum trabalho AINDA .
Sem dúvida um dos melhores eventos de que ja participei em toda a minha vida acadêmica! Pode parecer bobagem mas todos que  estiveram presentes sabem que saímos de lá com conhecimento e percepções totalmente diferentes do que quando entramos.
Congressos como este deveriam ser obrigatoriedade no currículo dos profissionais de comunicação, todos nós graduandos deveríamos participar ao menos uma vez, só a troca de experiência com acadêmicos de outras universidades ja é muito válido, são outros olhares, realidades, percepções que nos fazem refletir e expandir nosso entendimento sobre os mais variados temas.
Então quem perdeu este baita evento e está agora se corroendo de arrependimento pode se acalmar, este ano ainda da tempo de participar do Intercom Nacional que acontece de 02 a 07 de setembro na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Manaus e promete ser show!



Mais informações  http://intercomanaus.com/brasil/


OBS: Mas nem tudo são flores, então deixo para a próxima postagem o relato de alguns acontecimentos do Intercom Sul que me fizeram refletir muito.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

E como surgiram os Eventos ?

Quando falamos em evento logo nos vem a cabeça grandes produções, com um público imenso como shows e apresentações. Estes também são exemplos de evento, mas além destes existem muitos outros.
O termo ‘evento’ origina-se do latim: eventu. É um acontecimento que se realiza esporadicamente. Os eventos surgem então através dos Jogos Olímpicos de 776 a.C. – os primeiros da Era Antiga.  
Já durante a Idade Média os eventos que predominaram foram os religiosos e os comerciais. A igreja era o poder dominante naquela época e isto tornou suas representações teatrais os principais eventos de que se tem registro.
A partir da Revolução Industrial surgiram novas demandas para todas as áreas, inclusive no que se refere aos eventos, é nesta época que surgem os, os eventos científicos e técnicos.Já em terras brasileiras, segundo estudos, os primeiros eventos tiveram caráter comercial e eram realizados em tendas montadas em locais abertos.O primeiro evento realizado num local próprio , foi um baile de carnaval em 1840.
Mas os eventos só começaram a tomar maior proporção e a serem desenvolvidos com profissionalismo após o desenvolvimento da industria depois da Segunda Guerra Mundial.


Fonte: BECKER, Gustavo. Polígrafo de Gestão de Eventos .Ulbra/Canoas

domingo, 26 de maio de 2013

Apresentação



Como primeira postagem do blog , decidi fazer uma breve apresentação, mostrando quem eu sou e porque optei por este assunto!
Me chamo Jocelina, tenho 20 anos e estou cursando o 5ºsemestre de Relações Públicas na Ulbra em Canoas/RS.
Há exatamente um ano, comecei a estagiar na Diretoria de Eventos da Prefeitura Municipal de Canoas, e foi exatamente lá que fui apresentada a este louco e apaixonante universo – os eventos.
E são estas estas singelas experiências que quero retratar aqui: pequenas coisas que, muitas vezes, não nos são passadas em livros.
Para que servem os eventos ? O que são eventos? Como surgiram? O que é cerimonial? Dicas, segredos, regras e muito mais! Todos estes assuntos serão abordados, valendo-se da teoria dos estudiosos e da experiência diária de alguns profissionais de eventos O que é cerimonial? Dicas, segredos, regras e muito mais! Todos estes assuntos serão abordados, valendo-se da teoria dos estudiosos e da experiência diária de alguns profissionais de eventos!